quarta-feira, 11 de abril de 2012

PRÉ-CONCEITO


                



                  Pré-conceito ou preconceito, é uma forma de discriminação de pessoas diferentes ou que não fazem parte de um determinado grupo, ou até pessoas do mesmo ambiente que você, mas que se vestem, falam, comportam-se diferente.
                  Infelizmente o preconceito esta presente em todos os lugares hoje em dia, engana-se se você acha que dentro da igreja não existe preconceito, e é disso que vou falar hoje.
                  Quantos de nós já não “olhamos torto” para pessoas que se vestem diferente, quantas vezes não comentamos com grupos de amigos como aquela pessoa é estranha? Só pelo fato dela estar diferente, ser diferente. Muitas dessas situações acontecem dentro da Igreja, onde deveria ser um lugar onde todos se sentissem bem, acaba sendo onde muitas pessoas são discriminadas.
                  Várias dessas situações acontecem porque antes de você se interessar de conhecer a pessoa por dentro, olha para sua aparência, vamos dar um exemplo: Entre aquela criança sujinha e pobre e uma criança limpinha e rica, qual delas você escolheria? Olhando as caracteristicas externas delas é obvio que você escolheria a criança limpinha e rica, porque iria julgar que ela seria melhor educada e mais querida, mas e se eu lhe falasse que essa criança que você escolheu tem um coração amargo e sujo, e aquela que você “jogou fora” tem um coração doce e limpo, você mudaria de opinião, não mudaria? Esse é um tipo de preconceito, antes mesmo de você perceber, esta selecionando pessoas sem ao menos conhece-las.
                  Me diz, se aparecesse no culto de domingo da sua igreja, uma prostituta, um drogado, ou até mesmo um homem de terno todo forma, você iria olha-los de forma diferente não é? Iria julga-los pela sua aparência, sem ao menos querer conhecer o seu coração. Mesmo nós não querendo sermos preconceituosos somos, não concorda? É inevitável olhar para uma pessoa diferente de você e julga-lá, olhar para uma “patricinha” e acha-la orgulhosa, olhar para um roqueiro e acha-lo “pecador”, olhar para um ex-drogado e acha-lo viciado ainda...
                 Temos que aprender com as diferenças do mundo, não importa se a pessoa era prostituta, drogada, etc. ela tem direitos no Reino de Deus se estiver realmente arrependida, pois como diz em Salmos 51.17 “Deus não rejeita um coração humilde e arrependido”  E porque você iria rejeita-lo, sem ao menos conhecer?
O preconceito está dentro da Igreja porque está dentro de você!
                 Então pense, e em vez de fazer pré-conceitos das pessoas só pela aparência, procure conhecer ela por dentro, aí sim terá argumentos para achar algo dela.Temos que tirar o preconceito das nossas vidas, do meio da nossa igreja.

Deus abençoe. Ree.

Nenhum comentário:

Postar um comentário